segunda-feira, 23 de junho de 2014

O Diário de Anne Frank - Resenha #8


Nome: O Diário de Anne Frank
Autor: Anne Frank (Editado por Otto H. Frank e Mirjam Pressler)´


Sinopse: "12 de Junho de 1942 - 1 de Agosto de 1944. Ao longo deste período a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tens"ao que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. A força da narrativa de Anne com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os Judeus, faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas e é um dos livros mais lidos do mundo. Ele destaca sentimentos, aflições, e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento. Um retrato da menina por trás do mito"

Resenha: Gente, antes de começar a falar sobre o livro, eu gostaria de pedir desculpas pelo meu sumiço e pelo abandono no blog, minha vida estava bem corrida e agora estou com alguns probleminhas pessoais (inclusive falta de criatividade rs) mas prometo que tentarei manter o blog atualizado e comentar o blog de vocês também.
Agora vamos falar um pouco sobre O Diário de Anne Frank: Acho que maioria de vocês já conhecem a história deste livro, mas para quem não conhece, Anne Frank foi uma jovem judia, que junto com seus pais, sua irmã Margot e mais quatro pessoas se esconderam durante a Segunda Guerra Mundial em uma "casa" nos fundos de uma empresa que era do pai de Anne, denominado Anexo Secreto, segundo ela própria. Lá, Anne e o restos dos moradores permaneceram por pouco mais de dois anos, até que foram descobertos e levados para campos de concentração. Dos oito moradores do Anexo Secreto o único sobrevivente foi Otto Frank, pai de Anne que ao ter acesso ao diário depois da confirmação da morte de Anne o publicou inicialmente em 1947 editando e deixando de fora do livro boa parte do conteúdo do diário de sua filha. Se eu não me engano Otto Frank morreu em 1980  e alguns anos depois foi lançado a edição definitiva do diário de Anne que contém todo conteúdo que foi censurado da primeira vez. Eu li a edição definitiva mas precisamente a que foi lançada em 2009 cuja capa é igual a da imagem acima.
Eu já conhecia a história de Anne mesmo antes de ler o livro, na verdade eu assisti ao filme primeiro (comentei sobre o filme no meu post anterior) e de verdade eu me arrependo de não ter lido o livro antes, garanto para vocês que é uma leitura que vale muito a pena, não só pelos relatos de Anne e de poder acompanhar seu desenvolvimento físico e psicológico mas também pelos relatos histórico, afinal o livro traz muitas informações sobre a segunda guerra e os acontecimento da época.
Esse livro me serviu como reflexão, me fez perceber que apesar de todos os problemas da vida, eu nasci em uma época boa, sem guerras, sem sofrimento, etc.
Além disso devo dizer que me identifiquei demais com a Anne, afinal também já tive 13/14 anos  e muitos dos problemas que ela descreve eu também jé tive, como por exemplo as brigas com a mãe. É claro que o tempo passa e a gente cresce e vê que na verdade essas pequenas coisas não eram problemas de verdade, mas no caso da Anne ela não teve tempo de ter esse crescimento.
Também fiquei pensando em quantos talentos foram perdidos na época da Segunda Guerra Mundial, tudo que aconteceu naquela época foi terrível.

"...Não tenho dinheiro nem posses terrenas, não sou linda, inteligente nem esperta, mas estou feliz e pretendo continuar assim! Nasci feliz, adoro as pessoas, tenho uma natureza confiável e gostaria que todo mundo também fosse feliz..."

Durante a leitura, eu pesquisei muita coisa na internet, curiosidades, fatos desconhecidos e outras coisas sobre a vida de Anne Frank e os outros moradores do Anexo Secreto, e eu acabei achando alguns artigos, alguns blogs que diziam que O Diário de Anne Frank era uma farsa, sobre isso o que eu tenho a dizer é: Acredito que de fato o Diário foi editado e revisado para que pudesse se tornar um bom livro, mas realmente não acho (ou não quero achar) que seja uma farsa, acredito que o que eu li foi realmente escrito por uma adolescente talentosa que infelizmente nasceu na época errada.

Se você ainda não leu O Diário de Anne Frank meu conselho é: não perca mais tempo e leia, pois vai acrescentar muito em sua vida.

Bom gente, é isso, não sei se vou conseguir atualizar o blog com tanta frequência mas prometo não abandoná-lo.

Espero que tenham gostado!
Até a próxima
;**

4 comentários:

  1. sou completamente APAIXONADA pela História de Anne Frank, li o livro quando eu tinha 13 anos e agora vi o filme, quase morri de tanto chorar rsrsr, ótima Resenha Bjos

    http://conceitosline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler esse livro no ensino médio, mas tive que parar na metade porque entrei em período de provas. Só que tenho muita vontade de pegar novamente para concluir. Parece ser bom, realista e nos faz refletir bastante mesmo.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. esse é um dos meus livros preferidos... me senti tão angustiada com a história dela, uma tristeza enorme por seu cruel destino... livros de guerra mexem demais comigo :(
    ainda verei o filme.
    bjs, flor.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. acabei de ler este livro,e é muito interessante

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Deixe sugestões, críticas enfim, sua participação nos ajuda a melhorar o conteúdo do blog cada dia mais! :)