quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Menino do Pijama Listrado - Resenha #5


Nome: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Número de Páginas: 186
Editora: Cia. Das Letras

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. “O Menino do Pijama Listrado” é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Resenha: Bom, esse livro é minha segunda leitura do ano, e já fazia bastante tempo que eu estava querendo ler.
Em O Menino do Pijama Litrado, conhecemos a história de Bruno, um menino de 9 anos que se vê obrigado a deixar sua casa em Berlim por conta do trabalho de seu pai, que é comandante.
No começo Bruno odiou a ideia, não queria deixar seus amigos e seus avós para trás, mas toda a família teve que ir.
Então, Bruno, sua mãe, seu pai e Gretel, sua irmã de doze anos (o "Caso Perdido"como ele a chama) se mudam para a nova casa, que todos chamam de Haja-Vista, e Bruno fica muito desanimado, pois lá não conhece ninguém, não tem amigos, não vai para a escola e o lugar é horrivel em sua visão.

"Quando fechava os olhos, tudo ao seu redor parecia simplesmente vazio e frio, como se ele estivesse no lugar mais solitário do mundo. No meio de lugar nenhum."

Da janela de seu quarto Bruno consegue enxergar uma cerca, e do outro lado da cerca ele vê pessoas, mas não consegue distinguir que tipo de pessoas são e o porque de estarem lá.
Um dia Bruno resolve se aventurar e ir conhecer os arredores de sua nova casa e é aí que sua aventura começa e também uma grande amizade.
Em algum ponto de sua exploração, Bruno vê ao longe  um ponto, que tranforma em uma mancha, que se tranforma em um vulto, que se tranforma em uma pessoa, que se tranforma em um menino, e este menino é Shumel, um Judeu, que vive do outro lado da cerca.

"Ele mediu o garoto de cima a baixo, como se jamais tivesse visto uma criança antes e não soubesse ao certo o que fazer com uma: se devia comê-la, ignorá-la ou chutá-la escada abaixo."

Daí para frente os dois meninos criam uma amizade única, muito bonita e verdadeira, já adianto para vocês que a história deste livro é muito triste, mas vale muito a pena ler.

O livro foi escrito apenas em dois dias, mas acho que foram os dois dias mas bem proveitosos da vida de John Boyne, a história é de uma delicadeza tamanha, o autor soube falar de um tema tão pesado de forma simples e leve, mas meche com todas as emoções, é narrado com a visão da criança, uma visão inocente, e você tem que pegar "no ar" os acontecimentos ao redor, pois não são expostos de forma clara e sim da forma que Bruno as vê e isso é um ponto forte no livro, chega até dar uma certa "agonia" quando Bruno não entende a crueldade ao seu redor.

O livro não se aprofuda tanto nos acontecimentos da guerra e da ditadura, mas dá pra ter uma boa noção de como era horrível e absurdo tudo o que acontecia.

Enfim, recomendo MUITO esse livro, e aliás me arrependo de não ter lido antes!!
Pretendo assistir o filme essa semana, e falarei dele no post de filmes no fim do mês!

E vocês, o que acharam, alguém já leu ou assistiu o filme?

Espero que tenham gostado.
Até a próxima
;**

10 comentários:

  1. tenho mta vontade de ler este livro ♥ http://gps-da-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo A culpa e das estrelas otimo..Vi esse quando fui comprar assim que terminar de ler esse compro ..gostei muito do resumo bjs

    ResponderExcluir
  3. muito bem passado o texto
    todos os fundos resolvidos heim

    bjss Erika

    ResponderExcluir
  4. faz um tempão que quero ler esse livro e o filme..adoro livros sobre esse tema..já está incluso na minha listinha desse ano ^^
    estou seguindo seu blog!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Super curti a resenha, pois nunca tinha dado oportunidade ao livro, nem ao filme.
    Gostei do jeito que vc falou a história, me deixou curiosa.
    Seguindo o blog. :)
    Resenha #139 - Delírio - Série Breathless - Livro 2 – Maya Banks.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. eu gostei do livro, ele realmente é leve e o autor soube colocar bem a história pela perspectiva de uma criança ^^
    bjs, flor
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li o livro, mas já tinha visto o filme primeiro. Gostei MUITO mais do filme :O
    Fiquei meio (muito) chocada... kkk Adorei a resenha! Fiquei com vontade de ler de novo para ver se a minha opinião mudou.

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sempre que leio coisas sobre guerras e essencialmente o Holocausto fico tão sensibilizada... esse livro é realmente lindo e comovente, apesar de focar mais na amizade e na trama e não essencialmente na guerra, certamente vemos um ponto de vista diferente sobre o assunto ♥
    Beiju Erika!
    Ps.: Tem sorteio no meu blog... você está mais que convidada a participar!
    SORTEIO BOLSA NONSENSE | BLOG SIM, 27!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma divida antiga com John Boyne. Comprei "O Palácio de Inverno" há 2 anos e ainda não li. Algo me diz que quando eu ler vai acontecer o mesmo que com você: vou me arrepender de não ter lido antes ;)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  10. Mto bom esse livro ne ? http://gps-da-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Deixe sugestões, críticas enfim, sua participação nos ajuda a melhorar o conteúdo do blog cada dia mais! :)